
Prof. Dr. Humberto Naoyuki Yoshimura
Reciclagem via processamento cerâmico: Tem por objetivo estudar a incorporação de resíduos industriais em materiais cerâmicos.
Comportamento mecânico de cerâmicas odontológicas e cerâmicas avançadas: Visa estudar a relação entre as propriedades mecânicas (tenacidade à fratura, resistência à flexão, módulos elásticos, dureza, crescimento de trinca sub-crítico) e microestrutura de cerâmicas odontológicas e cerâmicas avançadas. Esta linha de Pesquisa é realizada em conjunto com a Faculdade de Odontologia da USP e a Escola Politécnica da USP.
Materiais elétricos e magnéticos: Nesta linha de pesquisa é estudada a relação entre processamento, microestrutura e propriedades de materiais elétricos e magnéticos.
Produção e conformação de pós: Objetiva-se estudar processos de síntese e elaboração de pós e processos de conformação de pós. Linha de pesquisa onde o foco é o processo, seja ele relacionado com a produção de pós, cerâmicos e/ou metálicos, ou direcionado à produção de sinterizados. Um desafio desta linha de pesquisa é consolidar o tema “moldagem por injeção” que pode ser aplicado a materiais metálicos, e mais interessantemente ainda no caso dos cerâmicos e compósitos.
Biomateriais: Visa estudar o processamento e o comportamento dos materiais de próteses e implantes. Esta é uma linha de pesquisa iniciada com o estabelecimento de cooperação com a Faculdade de Odontologia da USP, e que objetiva possibilitar a interação com empresas. Está restrita num primeiro momento a materiais odontológicos mas pode expandir para próteses de um modo geral.
Materiais estruturais sinterizados: Nesta linha tem-se o estudo da relação processamento, microestrutura e propriedades de materiais estruturais sinterizados.
Desenvolvimento de materiais cerâmicos e compósitos: Aqui é feito o estudo da relação processamento, microestrutura e propriedades mecânicas de materiais cerâmicos e compósitos estruturais.
Materiais estruturais e Comportamento mecânico: Nesta linha de pesquisa é feito o desenvolvimento e estudo do comportamento mecânico de cerâmicas, compósitos e vidros para aplicações estruturais.
Processamento de materiais: Com esta linha de pesquisa é feito o desenvolvimento e estudo do processamento cerâmico e de materiais avançados.
Materiais funcionais: Objetiva o desenvolvimento e estudo do comportamento físico de cerâmicas e compósitos para aplicações elétricas, piezoelétricas, magnéticas e térmicas. Envolve cooperação com a Escola Politécnica da USP e empresas.
Biocerâmicas: Faz-se nesta linha de pesquisa o desenvolvimento de biomateriais e seus processos, e estudo do comportamento óptico e mecânico de materiais para próteses dentárias. Envolve cooperação com a Faculdade de Odontologia da USP e empresas.
Prof. Dr. Luiz Fernando Grespan Setz
Processamento Cerâmico: Técnicas de conformação coloidal como: colagem em moldes porosos (slip casting), colagem de fitas (tape casting), réplicas (Replica Method), gelcasting e laminação (calandragem). Esta última técnica de conformação, por vezes chamada de conformação viscoplástica, difere um pouco das demais por envolver a utilização de massas plásticas. Porém, o desenvolvimento dessas massas plásticas, é feito a partir de suspensões cerâmicas adequadas.
Reologia: Intimamente ligada aos processos cerâmicos envolvendo suspensões, a reologia é uma importante ferramenta que permite controlar todas as variáveis que possam afetar os processos de conformação de um produto cerâmico, qualquer que seja ele.
Química de Superfície: A Química de Superfícies e de Colóides está para a reologia de suspensões cerâmicas, assim como a reologia está para o processamento cerâmico coloidal. Esta linha de pesquisa tem por objetivo conhecer todas as interações entre os materiais utilizados na produção de suspensões cerâmicas (partículas, meio dispersor e aditivos) de modo que elas sejam estáveis. Uma vez que no processamento cerâmico as partículas utilizadas geralmente têm dimensões coloidais (inferiores a 1µm), o que acarreta em predomínio das forças superficiais em detrimento às forças gravitacionais e inerciais, o conhecimento de todas as interações superficiais que possam ocorrer é de vital importância para um adequado processamento.
Profa Dra Vânia Trombini Hernandes
Síntese e Caracterização Micrestrutural de Compósitos e Nanocompósitos Cerâmicos: Objetiva-se neste linha de pesquisa desenvolver métodos e estudar os parâmetros envolvidos nas diversas etapas do processamento cerâmico (pesquisa básica e aplicada), da síntese e preparação de pós ultra-finos e nanométricos, passando por processamentos de mistura e desaglomeração, métodos de conformação até a sinterização. Caracterizar, através de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, as microestruturas e nanoestruturas dos materiais estudados, tanto para acompanhamento da evolução estrutural durante o processamento, visando o controle dessas etapas e a compreensão dos mecanismos que governam as transformações dos materiais no processamento, bem como para estudar a correlação entre microestrutura e propriedades dos materiais estruturais obtidos.